Entenda como suas escolhas podem fazer sua reserva financeira da PREVES durar pelo tempo que você mais precisar.
Em 2023, a expectativa de vida no Brasil chegou a 76,4 anos, segundo o IBGE. Parece só mais um número, mas ele carrega uma realidade que impacta o planejamento financeiro de qualquer pessoa. Afinal, viver mais é uma conquista. Mas também exige preparo. A pergunta que fica é: o quanto você está se organizando para bancar os custos da sua própria longevidade?
A previdência complementar da PREVES surge como uma estratégia de antecipação. Importante é, o mais rápido possível, o servidor público entender que depender apenas da aposentadoria do IPAJM pode não ser suficiente para manter o padrão de vida desejado. Na PREVES, o plano oferecido é da modalidade de Contribuição Definida. Isso significa que o valor da renda a ser recebida no futuro não é fixo, nem vitalício por padrão. Ou seja, sua duração e valor dependem do quanto você acumulou, da rentabilidade auferida e da forma como escolhe em transformar sua reserva financeira em renda previdenciária no momento da sua aposentadoria.
Esse formato de plano, onde o foco está no que você contribui, nos leva a uma reflexão importante: o benefício da previdência complementar da PREVES é finito? Essa é uma questão fundamental para entender a dinâmica do seu plano, e é superimportante que a gente converse sobre ela.
Respondendo diretamente a essa pergunta, sim, o benefício da previdência complementar da PREVES tem um caráter finito. A finitude do plano acontece porque, nessa modalidade, como já dissemos, depende de quanto você acumulou ao longo da vida, da rentabilidade auferida e da forma como escolher transformar sua reserva financeira em renda previdenciária.
Ao se aposentar, você escolhe, conforme o Regulamento do Plano de Benefícios, como vai receber sua reserva financeira. Pode ser um percentual sobre sua reserva, um valor face a definição de um prazo para receber ou, até mesmo, por um fator atuarial por prazo indeterminado, por exemplo.
Por não distribuir uma renda vitalícia independentemente do saldo, a gestão do seu recurso fica nas suas mãos, permitindo que você ajuste o plano de acordo com as suas necessidades atuais e expectativas de vida futura.
É natural surgir a preocupação: "E se meus recursos acabarem justamente quando eu mais precisar?". Entendemos essa angústia, mas a boa notícia é que você tem ferramentas poderosas para moldar a durabilidade do seu plano. A chave para que o seu plano de previdência tenha uma vida longa e te acompanhe por toda a sua jornada é o planejamento financeiro e algumas atitudes proativas enquanto está na ativa, tais como:
Primeiro, faça contribuições regulares e consistentes. Quanto mais você contribuir, maior será a sua reserva financeira acumulada. Pensar em aportes adicionais, quando possível, também faz uma diferença enorme.
Segundo, comece a planejar cedo. O tempo é seu maior aliado na previdência, pois permite que seus investimentos cresçam com os juros compostos.
Por fim, avalie a forma de recebimento no momento da aposentadoria. Converse com a equipe de Seguridade da PREVES para entender as opções e como cada uma delas impacta a longevidade do seu benefício. Nossa equipe pode te ajudar a fazer a melhor escolha para o seu cenário, pensando na sua expectativa de vida e nas suas necessidades futuras.
A PREVES está aqui para ser sua parceira nessa jornada. Compreender a natureza do seu plano e agir de forma estratégica são os caminhos para um futuro financeiro sólido, fazendo com que a previdência complementar da PREVES seja um suporte por muitos anos.
Tem alguma dúvida sobre como suas contribuições impactam a sua reserva financeira? Entre em contato com nossa equipe de atendimento através do e-mail beneficio@preves.es.gov.br ou no telefone (27) 3322-9802.
Comunicação à Imprensa:
Assessor de Comunicação da PREVES:
Ronaldo Queiroz
E-mail: ronaldo.queiroz@preves.es.gov.br
Contato: (27) 3322-9802 / (27) 98866-2071 - WhatsApp