13/06/2025 11h46 - Atualizado em 25/06/2025 18h30

Eleição dos Conselhos da PREVES Reforça Papel dos Participantes dos Planos de Benefícios na Governança da Fundação

Participação ativa garante representatividade, transparência e decisões alinhadas aos interesses dos participantes.

Eleição dos Conselhos da PREVES Reforça Papel dos Participantes dos Planos de Benefícios na Governança da Fundação

Participação ativa garante representatividade, transparência e decisões alinhadas aos interesses dos participantes.

A PREVES — Fundação de Previdência Complementar dos Servidores Públicos do Estado do Espírito Santo, abriu oficialmente o processo eleitoral para a escolha dos novos membros dos Conselhos Deliberativo e Fiscal da fundação. A iniciativa fortalece um dos pilares da Fundação: a governança corporativa com participação direta dos Participantes dos Planos de Benefício.

A eleição é uma oportunidade para que os próprios participantes influenciem os rumos da gestão da previdência complementar. A presença dos servidores nos conselhos da PREVES contribui para que as decisões estejam mais próximas das expectativas de quem participa do plano e acompanha, de perto, os desafios de preparar uma nova etapa da vida.

O que faz cada conselho?

O Conselho Deliberativo é o órgão máximo da estrutura organizacional da PREVES. Cabe a ele estabelecer as diretrizes e normas gerais que norteiam a administração da Fundação e de seus planos de benefícios. As decisões tomadas ali impactam diretamente na condução dos investimentos, na gestão de riscos e na definição de políticas fundamentais para o bom funcionamento da entidade.

Já o Conselho Fiscal atua como o olhar atento da integridade. Sua responsabilidade é zelar pelo controle interno e fiscalizar com independência as ações da Fundação, garantindo que tudo ocorra com total responsabilidade, legalidade e respeito ao patrimônio dos participantes.

“A presença dos servidores nos conselhos não é apenas simbólica. Ela é estratégica. Eles ajudam a alinhar a atuação da fundação com os valores do serviço público, trazendo proximidade, legitimidade e compromisso com o futuro dos participantes”, ressalta Renan Broedel, Presidente da Comissão Eleitoral da PREVES. 

Na primeira etapa do processo eleitoral será a publicação do edital de convocação no dia 13 de Junho, seguido do período de inscrição das chapas, que será do dia 16 de Junho até o dia 04 de julho de 2025. Podem participar servidores públicos que atendam aos critérios previstos no edital e que estejam comprometidos com a construção de uma PREVES cada vez mais forte, transparente e participativa.

Clique nos links abaixo para ler o Edital de Convocação e o Regulamento das Eleições:

Regulamento Eleitoral

Edital de Convocação

Resolução - Prazo para certificação

Comunicação à Imprensa:

Assessor de Comunicação da PREVES:

Ronaldo Queiroz

E-mail: ronaldo.queiroz@preves.es.gov.br

Contato: (27) 3322-9802 / (27) 98866-2071 - WhatsApp

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