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Conheça mais dos representantes de cada chapa

 


CONSELHO FISCAL

REPRESENTAÇÃO: Ministério Público do Estado do Espírito Santo – MPES

CHAPA 01: DESEMPENHO RESPONSÁVEL

Titular- Marcelo Vieira dos Santos

  • Profissional com expressivas competências em gestão, fortes valores éticos, perfil inovador e resolutivo. Com mais de 15 anos de experiência, tem desempenho destacado na otimização e redução de custos de processos, além de diferenciada desenvoltura em estratégia, liderança de equipes e projetos. Administrador graduado pela Universidade Federal do Espírito Santo e pós-graduado em gestão pública, possui certificação Microsoft Office Specialist em Excel, habilidades de comunicação, negociação, trabalho em equipe e criatividade. Iniciou a carreira profissional na área administrativa, encontrando ainda bastante jovem seu desígnio profissional.
  • Atuou como responsável administrativo em uma escola de informática em São Paulo, SP e destacou-se como funcionário público na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, vindo a se tornar chefe da divisão em que trabalhava, além de integrar a Comissão Permanente de Licitação da empresa.
  • Atuou na área de logística para empresa com sede em Singapura, no Projeto Mexilhão, da Petrobrás. Internacionalmente, atuou nos Estados Unidos para a Rede Marriott de hotéis e resorts, na área de Loss Prevention, vindo a ser reconhecido pelo desempenho e dedicação aos resultados do empreendimento.
  • Em 2008 ingressou no Instituto Esafi, que conta com mais de 30 anos de existência, atendendo a órgãos públicos em todo o Brasil, vindo a assumir a Coordenação de Projetos da instituição, onde atua até hoje como consultor independente. Durante sua passagem pelo instituto, foi diretor da Revista Capital Público, à época, uma das mais respeitadas no país em seu segmento.
  • Hoje, é servidor efetivo do Ministério Público do Estado do Espírito Santo, lotado no Serviço de Contratos, onde exerce gestão de contratos administrativos firmados pelo órgão, além de compor a Comissão Permanente de Credenciamento e Leilão.

Suplente - Terezinha Espíndula Travassos

  • Profissional com boa capacidade de comunicação e relacionamento, proatividade, trabalho em equipe, foco nos resultados, facilidade de interação com as pessoas, pensamento crítico, liderança, comprometimento, capacidade de trabalhar remotamente.
  • Ingressou na Administração Pública em 1982, autuando nas áreas financeira e contábil. Graduada em Ciências Contábeis, com especialização das áreas de Auditoria e Contabilidade Pública.
  • Em 2007 foi nomeada no Ministério Público do Estado do Espírito Santo, com vistas à implantação do Controle Interno no órgão.
  • Foi Conselheira Fiscal titular da PREVES – Fundação de Previdência Complementar do Estado do Espírito Santo, no mandato 2015 a 2017.
  • Com 41 anos de experiência, vem autuando em projetos para modernização e minimização de custos na gestão patrimonial, com especialização em Administração Patrimonial em Organizações Públicas.
  • Atualmente, lotada no Serviço de Patrimônio, exercendo funções de apoio, controle e distribuição de bens móveis para as diversas unidades organizacionais do Ministério Público, além de presidir a Comissão Permanente de Inventário de bens do órgão.

        

REPRESENTAÇÃO: Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo – TCES

CHAPA 01: AVANÇAR

Titular -  Áquila Ferreira Pereira

  • Natural de Vitória – ES, advogado e servidor do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCEES).
  • Formado em Direito pela Faculdade Brasileira Multivix Vitória e Pós-Graduado em Direito Previdenciário e Prática Previdenciária Pela Faculdade Educamais.
  • Atualmente exerço o cargo de Assessor de Controle Externo do TCEES e membro da Comissão do Projeto Prioritário do Processo Gerencial Administrativo do mesmo órgão.

Suplente - Giuliano Medina Silva

  • Natural de Vitória – ES, administrador, advogado e servidor efetivo do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCEES).
  • Formado em Administração e em Direito pela Universidade de Vila Velha.
  • Ocupante do cargo efetivo de Analista Administrativo do TCEES onde autuo como Agente de Contratação nas Dispensas Eletrônicas, Coordenador suplente e membro da equipe de apoio da Comissão Permanente de Contratação.
 

CONSELHO DELIBERATIVO

REPRESENTAÇÃO: Poder Executivo do Estado do Espírito Santo

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Titular - Felipe Tápias de Sales

  • Graduação em Direito (2007) com ênfase em Direito Civil e Processo Civil (2016 a 2018)
  • Nacarati, Tápias & Zane Santos Advogados Associados - Advogado (2007 a 2011)
  • Polícia Civil do Estado do Espírito Santo – PC/ES  - Agente de Polícia Civil (2011/atual)
  • Corregedoria Geral de Polícia Civil do Estado do Espírito Santo – CGPC/ES -  Agente de Polícia Civil (2012 a 2014)
  • Subsecretaria de Estado de Inteligência – SEI/SESP/ES - Assessor Técnico (2014/2015 /Coordenador de Unidade (2015/2023) / Subgerente (2023/atual)
  • Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Espírito Santo – IPAJM/ES  - Membro do Conselho Administrativo (2016 a 2019)  - Membro do Conselho Fiscal (2019/atual)
  • Departamento Estadual de Trânsito – DETRAN/ES  - Examinador de Trânsito (2015/atual)
  • Comissão Estadual de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis – CESPORTOS/ES  - Membro da Comissão para realização de inspeções e auditorias (2019/atual)

Suplente - Átila Vieira Mendes

  • Graduação em Gestão Ambiental 
  • Feipol – Federação Interestadual dos Policiais Civis da Região Sudeste - 1º Diretor Financeiro e Tesoureiro (2019/ atual)
  • Sindipol – Sindicato dos Policiais Civis do Estado do Espírito Santo  - Diretor de Comunicação (2015/atual)
  • Losango Financeira  - Caixa e Rotinas Financeiras (1988/1990)
  • Banco Econômico  - Caixa e Manipulação de documentos (01/90-10/90)
  • Corisco Correios  - Capitação de clientes e Rotinas administrativas (04/95-08/95)
  • Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social  - Investigador de Polícia (2012/atual)

 

CHAPA 02: PREVES + FORTE

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Titular - Alex Favalessa dos Santos

  • Mestre em ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA pela FUCAPE Business School, com graduação em ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS e em CIÊNCIAS CONTÁBEIS, além de especialização em Finanças e Gestão Empresarial.
  • Conta com experiência nas áreas de Informática (Analise e Especificação de Sistemas) e Administração, com ênfase em Logística, Compras e Gestão Comercial.
  • Na área bancária, possui experiência com atendimento de grandes clientes (faturamento acima de 360 milhões/ano) negociação de contratos de financiamento e comercialização de produtos relacionados à investimentos.
  • Ingressou no Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo em 2014, como Analista Administrativo (Administração), onde atuou no Núcleo de Contratações e no Núcleo de Controle de Documentos, neste último como Coordenador desde 2016.
  • Em 2018 assumiu o cargo de Auditor Fiscal da Receita da Receita Estadual do Espírito Santo, sendo, em seguida, cedido ao TCE-ES, para ocupar o cargo de Assessor de Controle Externo à frente Coordenação do Núcleo de Controle de Documentos. 
  • Em julho de 2020, foi convidado a assumir o Cargo de Secretário Administrativo, sendo responsável pela coordenação de todos os serviços administrativos do Órgão, em especial a área de Aquisições e Contratos; também foi docente pela Escola de Contas do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo onde ministrou cursos nas áreas de Licitação e Compras Públicas.
  • Retornou à Secretaria da Fazenda do Estado do Espírito Santo em 2022, no cargo de Auditor Fiscal da Receita Estadual, onde exerce atualmente suas atividades na área de Cobrança da Dívida Pública, além de participar da Comissão Especial para Elaboração do Planejamento Estratégico da SEFAZ-ES e do projeto para especificação e implementação do novo modelo de cobrança administrativa.

Suplente - Adriano Frossard Rasseli

  • Mestrado em Gestão Pública – Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
  • MBA em Logística e Comércio Internacional – Universidade Vila Velha (UVV)
  • Ciências Econômicas – Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
  • HISTÓRICO PROFISSIONAL
  • Secretaria de Estado da Fazenda do Espírito Santo (SEFAZ) cedido à Secretaria de Estado
  • de Economia e Planejamento (SEP):
  • Gerente Geral de Gestão Orçamentária – dez/2020 - até o momento
  • Subgerente de Gestão Orçamentária – jun./2020 - nov./2020
  • Gestor de Programas e Projetos – out/2017 - mai./2020
  • Consultor do Tesouro Estadual (servidor efetivo) – abr./2014 – até o momento
  • Companhia Espírito Santense de Saneamento (CESAN)
  • Membro do Conselho de Administração – abr./2017 - fev./2019
  • Companhia Docas do Espírito Santo – CODESA
  • Coordenador de Planejamento e Desenvolvimento Substituto – jan./2013 - abr./2014;
  • Técnico Nível Superior - Economia (servidor efetivo) – nov./2009 - abr./2014
  • Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos. – SEGER
  • Analista Administrativo e Financeiro (servidor efetivo) – jul./2009 - nov./2009
  • INFORMAÇÕES ADICIONAIS
  • Vice-Presidente da Associação dos Consultores do Tesouro Estadual (ACEES) – abr./2021 a abr./2023;
  • Membro da Comissão de Promoção dos Consultores do Tesouro Estadual – out./2020 - até o momento;
  • Membro do Conselho Gestor de Parcerias Público Privadas – ago./2020 – até o momento;
  • Certificado pela APMG – “Certified PPP Professional (CP³P) Foundation”;
  • Membro da Comissão de Avaliação de Desempenho dos Consultores do Tesouro Estadual – ago.2019 – até o momento;
  • 2023-XSV2HG - E-DOCS - DOCUMENTO ORIGINAL 13/07/2023 11:58 PÁGINA 1 / 3 
  • Conselheiro de Administração da CESAN – abr./2017 – fev./2019;
  • Membro da Diretoria da Associação dos Consultores do Tesouro Estadual do Espírito Santo
  • (ACEES) – 04/2019 a 04/2023;
  • Membro do Pleno Executivo da Câmara Intersecretarial de Segurança Alimentar (CAISAN) 2018-2020;
  • Conselheiro de Segurança Alimentar e Nutricional do Estado do Espírito Santo – 2018-2020;
  • Membro da Diretoria da Associação dos Consultores do Tesouro Estadual do Espírito Santo (ACEES) – 04/2015 a 04/2017;
  • Representante do Porto de Vitória no Sistema de Desempenho Portuário (SDP) da ANTAQ – 2010-2014.

CHAPA 03: DELIBERANDO POR VOCÊ

Titular: Daniella de Almeida

  • Em 2009 ingressei no Departamento de Edificações e de Rodovias do Estado do Espírito Santo (DER-ES) -Técnica Operacional, por meio de concurso público. Neste órgão desenvolvi várias atividades relacionadas projetos de sinalização e intervenções viárias, de fiscalização eletrônica (elaboração e gerenciamento), fui Coordenadora de obras, fiscal de contratos de empreitada de sinalização semafórica, fiscal de contrato de obras, exerci atividades relacionadas ao gerenciamento de multas de trânsito, Autorização Especial de Trânsito – AET para transporte de carga, fui ainda membro de Comissão de Defesa de Autuação de Trânsito por 10 anos, sendo 6 destes como Presidente da comissão.
  • Iniciei minha trajetória na Prefeitura Municipal da Serra no cargo de Supervisora de Planejamento e Projetos 2002-2009 (Análise de Relatórios de Impacto Urbano e outros estudos relativos ao Sistema Viário; Elaboração Projetos de sinalização e de intervenções viárias), participando do Plano Diretor Municipal do Município da Serra.
  • Atualmente sou Assessora de Engenharia no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado do ES - CREA-ES, assistindo a Câmara Especializada de Engenharia Civil prestando informações, pareceres, argumentos e opiniões fundamentadas através de instrumentos legais apropriados, oriundos de quem de direito, inclusive liderando equipe.
  • Possuo graduação em Engenharia Civil pela FAESA (2016), e especialização em Engenharia de Infraestrutura Urbana pelo IFES (2022), com vasta experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Rodovias, Projetos, Sinalização de Trânsito e Gestão de Contratos.

Suplente: Rosimere da Penha Amancio Campos

  • Em 2009 ingressei no Departamento de Edificações e de Rodovias do Estado do Espírito Santo (DER-ES) - Técnica Operacional, por meio de concurso público. Neste órgão desenvolvo várias atividades relacionadas a supervisão ambiental de obras rodoviárias. Também já desenvolvi atividades relacionadas ao atendimento ao canal Fale Conosco, atendimento das demandas da Ouvidoria Geral do ES, Cadastro no portal eletrônico Guia de Serviços do Estado do Espírito Santo de serviços análise e cadastro de registros e veículos, de empresas e demais instituições públicas e privadas, no Sistema de Transporte Intermunicipal Coletivo Rodoviário do Estado do Espírito Santo (SITRIP), autorização a Título Precário para Transporte de Passageiros em veículo de carga adaptado e estudo de itinerários de linhas intermunicipais, com visitas de campo.
  • Fui ainda membro de Comissão de Defesa de Autuação de Trânsito por 13 anos, sendo 03 destes como Presidente da comissão.
  • Iniciei minha trajetória na Prefeitura Municipal de Vitória no cargo de estagiária, na SETRAN – Secretaria Municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória, onde desenvolvi atividades relacionadas a desenho de projetos no AutoCAD e auxílio in loco, trabalhando com os servidores (engenheiros, arquitetos e técnicos) dessa secretaria. Logo após passei a fazer parte da equipe da SINASC - Sinalização e Conservação de Rodovias LTDA, onde atuava como Técnica em Estradas, realizando trabalhos de levantamento da sinalização viária (horizontal, vertical e semafórica) das vias urbanas de Vitória e desenho dos projetos no AutoCAD.
  • Possuo graduação em Geografia (Bacharelado) pela Universidade Federal do Espírito Santo (2017), Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão e Licenciamento Ambiental (Em andamento), experiência na área ambiental, Transporte Coletivo, Sinalização de Trânsito e atendimento ao público.

CHAPA 04: SEGURANÇA E QUALIDADE DE VIDA FUTURA

Titular: Jacilene Pinheiro Brasil

  • Natural de Itanhém-BA,
  • Administradora/Analista do Executivo, desde 2014, no Governo do Estado do Espírito Santo.
  • Advogada e Administradora. Pós-graduada em Direito Público e Comércio Internacional.
  • Atuou como Administradora na Prefeitura Municipal de Vitória/ES, no Período de 01/01/02 a 31/12/2002.
  • No período: 01/03 a 04/2004 atuou como Gerente do Fundo Estadual de Assistência Social – FEAS/Secretaria de Estado do Trabalho Assistência e Desenvolvimento Social e no período de 04/2004 a 10/2005 na Coordenação de Contratos e Convênios da SETADES.
  • No período de 11/2005 a 06/2006 atuou como Assessora Especial na Gerência de Controle Interno e Análise de Custos/Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos – SEGER.
  • No período de 07/2006 a 12/2017 atuou como Chefe do Núcleo Especial de Contratualização de Serviços Hospitalar e Ambulatorial; Chefe do Núcleo Especial de Colegiado de Dirigentes Hospitalares/Subsecretaria de Gestão Hospitalar; Assessora Especial da Subsecretaria de Gestão Hospitalar; Assessora Especial da Secretaria Executiva da SESA; Chefe do Núcleo de Convênios; Gerente Estratégico Técnico Administrativo, na Secretaria de Estado da Saúde – SESA.
  • No período de 12/2017 até o período atual atua no Escritório Local de Processos e Inovação – ELPI e Unidade Executora de Controle Interno – UECI (Respondendo atualmente como Coordenadora da UECI-Detran/ES), no Departamento Estadual de Trânsito – Detran/ES.

Suplente: Jean Carlos de Oliveira

  • Natural de Umuarama/PR, Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental desde 2011 no Governo do Estado do Espírito Santo. Bacharel em Sistemas de Informação. Pós-graduado em Desenvolvimento de Sistemas Java e Banco de Dados;
  • Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD;
  • MBA em Projetos de Aplicações Digitais;
  • MBA em Gestão Pública. Pós-graduando em Product Management.
  • Atuou como Subgerente de Patrimônio Mobiliário Estadual na SEGER em 2013. Entre 2014-2015 atuou como Secretário de Tecnologia no Poder Judiciário Estadual. Em 2016 atuou como Chefe do Núcleo de Informática na SEGER. Desde 2017 atua como Gerente
  • Estadual de Sistemas Integrados na SEGER.