Estimular e aperfeiçoar a gestão administrativa dos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS's) nos municípios do Estado do Mato Grosso. Esse foi o objetivo do 6º Encontro de RPPS promovido pela Associação das Entidades de Previdência do Estado e Municípios Mato-grossenses (Apremat), em parceria com o Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT) durante os dias 17, 18 e 19 de outubro, em Cuiabá. O diretor-presidente da PREVES,  Alexandre Wernersbach Neves, participa do evento com o painel “Sustentabilidade na Gestão Previdenciária: Alternativas, Equacionamento, Déficit Atuarial”.

“Nossa palestra visa demonstrar aos gestores dos RPPS’s Estadual e Municipal do Mato Grasso, quais os principais fatores estruturais e conjunturais que geram déficits atuariais e quais as medidas saneadoras de curto, médio e longo prazo, entre elas, a previdência complementar”, ressaltou Wernersbach.

O encontro, que reúne mais de 400 participantes, é direcionado aos gestores de previdência, procuradores, contadores, conselheiros e técnicos da área de RPPS. Entre os participantes presentes na abertura do evento, estiveram a presidente da Apremat, Luana Aparecida Ortega Piovesan, o presidente do TCE, conselheiro Gonçalo Domingos de Campos Neto e Narlon Gutierre Nogueira, subsecretário dos RPPS da Secretaria de Previdência Social do Ministério da Fazenda.

Temas
Durante três dias, o evento irá tratar de temas ligados à gestão previdenciária, entre eles: Resiliência na Governança Previdenciária; Índice de situação previdenciária versus pró-gestão como instrumentos de medida e controle da gestão previdenciária do servidor público; Diagnóstico dos Benefícios Previdenciários dos Municípios e do Estado de Mato Grosso; Base de Dados Versus E-Social; Jurisprudências nos Atos de Concessão de Benefícios; Sustentabilidade na Gestão Previdenciária: Alternativas, Equacionamento, Déficit Atuarial; Desafios na Definição da Política De Investimentos 2019;  Aspectos Pontuais na Concessão de Aposentadoria por Invalidez; Aspectos Práticos na Análise de Investimentos; Diagnóstico das Alterações Propostas para Alteração da Portaria N°. 403/2008; Panorama dos Rpps’s Municipais e do Estado de Mato Grosso; Gestão, Responsabilização e Controle dos Rpps’s.