Um modelo de previdência que assegure justiça e sustentabilidade para os servidores públicos no Brasil. Essa é a proposta do livro Regimes Próprios: Aspectos Relevantes Volume 12, organizado pela Associação Paulista de Entidades de Previdência do Estado e dos Municípios (Apeprem) e Associação Brasileira de Instituições de Previdência Estaduais e Municipais (Abipem).

A publicação é organizada em 12 artigos, produzidos por gestores previdenciários de todo o País. Entre eles, o diretor-presidente da Fundação de Previdência Complementar do Estado do Espírito Santo (PREVES), Alexandre Wernersbach Neves, com o artigo “O Estado do Espírito Santo e a Previdência Complementar”.

“Estamos atravessando um período que ficará na história brasileira onde os entes federativos estão tomando decisões para a diminuição da dívida pública e do déficit fiscal na União, Estados, Distrito Federal e Municípios, resolvendo de forma significativa o problema da previdência social brasileira, principalmente dos Regimes Próprios de Previdência Social.A instauração da Previdência Complementar no âmbito estadual é uma estrada sem volta e, certamente, com final feliz”, ressalta Wernerbach em seu artigo.

A publicação, que visa trabalhar a cultura previdenciária e expandir o conhecimento direcionado aos gestores da área, também traz os seguintes assuntos com os respectivos autores:

- A pensão previdenciária no âmbito dos RPPS:

Implicações do rol de beneficiários e da guarda do menor no direito à pensão por morte

Magadar Rosália Costa Briguet

- A Garantia da Preservação do Valor Real da Aposentadoria de Servidor Público sem Direito a Paridade e Inexistência de Lei de Reajuste

Fernando Ferreira Calazans

- O Instituto da Paridade nos Colegiados Previdenciários

Ronaldo Ribeiro

- Aplicação da Teoria da Carteira de Makowitz e seu Comportamento em Relação à Meta Atuarial de um RPPS

Eduardo Augusto Reichert, CFP® / Raphael Roberto de Góes Reis / Alexandre Lopes Gomes

- Salário Maternidade para a Mãe não Gestante de Casal Homoafetivo

Douglas Tanus Amari Farias de Figueiredo