user_mobilelogo

Pensar no futuro e planejar as finanças para a realização de sonhos. Esse foi o ponto central da palestra "Planejamento Financeiro e Você", promovida pela Fundação Assistencial dos Empregados da CESAN (FAECES), em parceria com a Fundação de Previdência Complementar do Estado do Espírito Santo (PREVES), na manhã da quarta-feira, dia 16 de maio. O evento, apresentado pelo planejador financeiro, Caio Glauco, faz parte da Semana Nacional de Educação Financeira (Semana ENEF) e reuniu servidores públicos do Estado e empregados e aposentados da Cesan.

 

Na ocasião, o diretor-presidente da Faeces, Luiz Carlos Cotta, enfatizou “a importância de discutir questões de educação financeira e previdenciária como forma de se preparar para o futuro”. O diretor-presidente da PREVES, Alexandre Wernersbach Neves, reforçou o quanto é necessário que as pessoas entendam sua relação com o dinheiro e os impactos que algumas escolhas podem ocasionar a longo prazo”.

Diretoria 5

Durante a palestra, o planejador financeiro, Caio Glauco, reiterou a necessidade de pensar no futuro, uma vez que as pessoas devem se preparar para possíveis imprevistos. “É importante ter em mente que é essencial poupar e investir. Mas sem planejamento financeiro isso torna-se inviável. É preciso que a nossa relação com o dinheiro seja, sobretudo, saudável. É unir educação financeira com equilíbrio emocional para fazer boas escolhas e projetar o futuro”, disse Caio.

Para isso, fazer o diagnóstico da vida financeira é um dos pontos de partida. Entre eles, identificar o perfil de consumo em que se está enquadrado, bem como pontos fortes e fracos que impactam no planejamento das finanças.

Caio lembra que há consumidores mais impulsivos e outros mais conservadores e que é necessário haver equilíbrio para o controle do orçamento. “Uma das formas de alcançar esse equilíbrio é anotar tudo o que entra e sai do orçamento para mudar hábitos desnecessários. Economizar recursos, tais como controlar gastos domésticos, pesquisar preço antes de comprar e pagar contas em dia para evitar juros e multas. Pensar em outras alternativas de renda, tais como investir em ideias empreendedoras, trabalhos extras e até troca de serviços são outras maneiras de planejar o orçamento e economizar”, enfatiza.

“Sonhos nos motivam e é responsável pela construção do nosso patrimônio. Pensamos em viajar, trocar de carro, apartamento. E é possível alcançar esses objetivos quando passamos a poupar e a investir. Isso é planejamento financeiro”, conclui Caio Glauco.

Participantes

Tiago Casagrande, analista de sistemas do Tribunal de Contas, participou do evento e diz que a preocupação com as finanças faz parte do seu dia a dia. “Sempre me preocupei com as financeiras e planejar o orçamento é essencial para a chegada de um futuro mais tranquilo. Quero deixar para minha família um legado e um futuro mais confortável. A vida passa muito rápido. Temos que desacelerar, diminuir o ritmo de trabalho, mas sem perder nosso padrão de vida”, diz Tiago.

IMG 20180516 101557305

 

Para Mike Quintão, analista comercial da Cesan, planejar as finanças é algo que pratica há muitos anos. “Acho fundamental discutir planejamento financeiro. Faço minhas reservas e aplicações e possuo previdência complementar. É uma forma de pensar no futuro da minha família, que está crescendo com a chegada do nosso primeiro filho”, disse.

 

Sem título 2