user_mobilelogo

 

Na edição 98 do Informativo do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo, o Diretor Presidente da PREVES Sr. Alexandre Wernersback Neves concedeu uma entrevista abordando diversos pontos relativos a expectativa de vida, aposentadoria e previdência complementar.

 

O quê entender por educação e cultura previdenciárias?

Cultura previdenciária é o costume de preocupar-se com a aposentadoria, construindo reservas financeiras e/ou patrimoniais com o intuito de realizar seus sonhos e desejos par a vida pós-laboral.

Conseguimos pensar no futuro previdenciário quando temos a educação previdenciária em nossa vida, educação esta que nos faz pensar em conter gastos e investir para um amanhã que não conseguimos controlar.

Qual a importância da educação e da cultura previdenciárias?

O ser humano é imediatista. Não temos a cultura de nos preocuparmos com o amanhã. Importar-se com a aposentadoria é desejar qualidade de vida no futuro, com melhores condições para realizar nossas vontades, tendo expectativas de continuar a conquistar sonhos após aposentar-se.

Não vivemos mais em um mundo onde a imagem de aposentado é de uma pessoa que anda de bengala e vive doente. A expectativa de vida vem aumentando a cada dia e preparar-se para o futuro é ainda mais necessário. Afinal, não queremos depender somente do que o Poder Público poderá fornecer.

O Brasil tem preparado os seus cidadãos para a aposentadoria?

Os programas de preparação para a aposentadoria no Brasil existem, mas não possuem uma abrangência significativa. Grandes empresas nacionais e multinacionais, como também a União e diversos Estados Brasileiros, oferecem tais programas a seus funcionários e servidores. Porém, não podemos esquecer que uma grande parte da população trabalha em médias e pequenas empresas que não possuem tais programas.

Acredito que o país, gradativamente, vem modificando esta realidade. Viemos de uma revolução política e cultural muito grande e, somente agora, podemos ver com maior clareza os pontos que devemos aperfeiçoar.

Hoje, há a necessidade de preparar os cidadãos para o futuro. Encontramos escolas que fornecem aos seus alunos aulas de educação financeira, disciplina que há anos atrás não imaginaríamos que fosse necessária.

Recentemente, no 36º Congresso Brasileiro de Fundos de Pensão, o Secretário Especial da Previdência Social, Dr. Carlos Gabas, comprometeu-se publicamente em atuar junto ao Ministro da Educação, Dr. Aloísio Mercadante, para inserir a educação previdenciária no currículo normal dos estudantes brasileiros.

 

Para conferir a matéria completa clique aqui.